sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Namorar ou Ficar?


NAMORAR OU FICAR?
O dicionário Aurélio define NAMORAR como:
1) Procurar inspirar amor;
2)Andar de namoro com;
3) Enamorar-se (que por sua vez significa deixar-se possuir de amor, apaixonar-se). FLERTAR significa namoro rápido, namorico.

“FICAR” caracteriza-se pela ausência de compromisso, de limites e regras
claramente estabelecidos: o que pode ou não pode é definido no momento
em que o relacionamento acontece, de acordo com a vontade dos próprios
“ficantes”. A duração do “ficar” varia: o tempo de um único beijo, a noite toda, algumas semanas. Ligar no dia seguinte ou procurar o outro não é dever de nenhum dos “ficantes”.

1) FICAR É NAMORAR DE BRINCADEIRA.
A Bíblia diz: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jr 17.9).

"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios"(Ef 5.15).

"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens." (Cl 3.23). 2) FICAR É PRATICAR PARA VER SE VAI DAR CERTO.
Veja o exemplo de Adão (Gn 2.22) ou de Isaque (Gn 24.51).
A Bíblia diz: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á” (Mt 7.7,8).
"Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim.” (Sl 40.1a).
“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo”? (II Co 6.14-16).
Rapazes: Leia Provérbios 31.10-31
Garotas: O Salmo 1.1-3
"Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória” (Ef 3.20,21a). 3) FICAR É SUPRIR PROVISORIAMENTE A CARÊNCIA AFETIVA E SEXUAL.
A Bíblia diz: “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (I Jo 4.19).
"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim.” (Mt 10.37).
"E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades". (Fp 4.19). "Abstende-vos de toda a forma do mal” (I Ts 5.22).
4) FICAR É CURTIR TODO MUNDO NUMA BOA, SEM COMPROMISSO.
A Bíblia diz: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer.” (Ec 12.1). "Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” (I Tm 4.12).
"O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta; o amor jamais acaba” (I Co 13.8,9a).
5) FICAR É NAMORO AVANÇADO, ONDE VALE TUDO.
Veja Juízes, capítulo 16.
A Bíblia diz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I Jo 1.9)

6) FICAR É A MODA ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES
A Bíblia diz: “... Não sabeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4.4);
"Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. “(I Jo 2.15)”.
QUAL A IDADE CERTA PARA NAMORAR?
A Bíblia diz: “Por que vós irmãos, fostes chamados à liberdade, porém, não useis da vossa liberdade para dar ocasião à carne.” (Gálatas 5:13).
“TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (...) Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar.” (Eclesiastes 3:1,5).
1. Namorar não é a coisa mais importante da vida. Seja saudável e aproveite a adolescência para cultivar amizades sinceras e desinteressadas.
2. Preencha sua mente com coisas espirituais, medite na Bíblia todos os dias, e faça dos seus ensinos uma prática de vida.
3. É hora de estudar para construir o seu futuro. Leve a sério seu preparo intelectual. Ele o ajudará tanto nas coisas espirituais, quanto nas gerais. Busque conselhos em irmãos espirituais, para que suas decisões sejam maduras e não precipitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário